A GASTRONOMIA E O
TURISMO
Turismo, dentre inúmeras definições, pode ser conceituado de forma ampla
e, segundo Mathieson e Wall, é
“ o movimento temporário de pessoas para locais de
destino externos aos seus lugares de trabalho e moradia,as atividades
exercidas durante a permanência desses viajantes nos locais de destino, e, as
facilidades criadas para prover suas necessidades” .
Dentre essas necessidades, saciar a fome surge como primordial, pois dela depende a nossa própria
sobrevivência.
Desde tempos imemoriais, a alimentação é uma preocupação constante da
espécie humana.
Conseqüentemente, dentro da infra-estrutura turística (conjunto de bens
e serviços disponibilizados ao turista) a rede gastronômica é um equipamento de
apoio imprescindível à atividade.
O turismo é agente de intercâmbio entre os povos: hábitos, costumes,
culturas tornam-se conhecidos e são, muitas vezes, incorporados ao modo de
viver de outras comunidades, tornando-se
objeto de atração.
Neste contexto, gastronomia é cultura, passando de necessidade básica a fator de diferenciação,
de atratividade: comidas típicas, festivais gastronômicos, dentre outros, transcendem sua origem geográfica,
tornando-se verdadeiros símbolos do destino turístico, criando no imaginário
popular a associação com a boa mesa.
ADMINISTRAÇÃO DE A&B
A administração de A&B requer
conhecimentos bem mais específicos do que a combinação perfeita de
ingredientes: é muito mais que saber cozinhar!
O mercado formal de A&B,
composto pelos restaurantes, hotéis, lanchonetes, hospitais, dentre outros,
exige cada vez mais um gerenciamento alicerçado em técnicas de
planejamento, organização, liderança e
controle das atividades e dos envolvidos no processo, empregando todos os
recursos organizacionais a fim de atingir os objetivos estabelecidos, sejam
financeiros, operacionais e de atendimento ao cliente.
A administração de meios de
restauração requer, como em qualquer outra empresa, habilidades técnicas,
humanas e conceituais (Chiavenato, 1987).
As habilidades técnicas
compreendem o conhecimento específico das atividades operacionais nos diversos
setores da empresa: é o saber fazer.
As habilidades humanas traduzem o
desafio da coordenação, da comunicação e do entendimento entre as pessoas: é a
capacidade para trabalhar com pessoas, compreender atitudes e motivações e
exercer liderança eficaz.
Habilidades conceituais são
aquelas que, efetivamente, credenciam uma pessoa a administrar um restaurante
ou similar. Significa ter capacidade para enxergar o conjunto da empresa e sua
relação com o meio; é a competência em realizar diagnósticos e determinar rumos
para o empreendimento.
Administrar adequadamente a área
de A&B significa buscar rentabilidade consistente através de uma política
adequada de compras e de fixação de preços, controles de estoques,
dimensionamento correto da brigada, marketing, endomarketing, segurança, etc.
Segurança significa, também,
meios de proteção do patrimônio operacional, o que inclui o rendimento das
vendas e das matérias-primas usadas para gera-las e os bens (edificações,
equipamentos e móveis). Ações contra roubo, assalto, fogo, vandalismo e outras
ameaças e perigos, devem ser preocupação constante da administração.
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