Setorização das
áreas de produção de alimentos: recepção, armazenamento, produção e
distribuição.
AQUISIÇÃO DE
ALIMENTOS
2 – Caracterização da área
A qualidade da matéria
prima é condição indispensável para a garantia da qualidade dos alimentos
produzidos pelo restaurante. Para que a aquisição dos alimentos seja realizada
dentro de um padrão higiênico-sanitário satisfatório, o comprador deve se
orientar por critérios técnicos e não apenas pelo preço dos produtos. As
visitas de avaliação sanitária, a regulamentação da empresa fornecedora junto
aos órgãos fiscalizadores e a avaliação do produto e das condições de entrega
são os principais pontos críticos de controle na etapa de aquisição de
alimentos.
3 – Critérios e procedimentos
3.1 Visita de inspeção
sanitária
O credenciamento do fornecedor
deve ser realizado após visita às instalações para verificação de:
3.1.1- Edificação
Localização e espaço
adequados, piso, paredes e forro bem conservados, pinturas de cores claras com
superfície de fácil higienização. Aberturas com proteção contra insetos e roedores. Ventilação e iluminação
suficientes, sanitários adequados e lavatórios para higienização e assepsia das
mãos, próximos às áreas de manipulação de alimentos. Água potável e controlada
a cada 6 (seis) meses. Adequada disposição e destino de resíduos.
3.1.2 - Matéria-prima
Origem da matéria-prima utilizada
para o preparo dos produtos a serem comercializados. Embalagem adequada e com
informações completas e bem visíveis. Verificação de controle de qualidade
efetuados no recebimento.
3.1.3 - Manipulação
Fluxo de produção,
congeladores, câmaras ou geladeiras em quantidade suficiente e com temperatura
adequada. Controle de qualidade durante a produção, os hábitos dos
manipuladores e técnicas utilizadas durante a manipulação, as rotinas
empregadas desde a recepção das mercadorias até a distribuição. Mensuração dos
tempos de manipulação e das temperaturas de armazenamento.
3.1.4 - Equipamentos e
Utensílios
Equipamentos em número
adequado, funcionando corretamente e bem conservados. Bancadas com tampo liso e
bem conservado. Manutenção da temperatura das cadeias fria e quente, dependendo
do tipo do produto.
3.1.5 – Manipuladores
Uniforme limpo e claro,
sapatos fechados, utilização de rede para o cabelo e sem adornos. Controle de
saúde dos funcionários e programa de treinamento para as devidas funções.
3.1.6 - Higienização,
Desinfecção e Assepsia
Equipamentos e
utensílios higienizados e desinfetados com substâncias próprias para cada
finalidade, sem deixar resíduos tóxicos. Utilização de cloro para desinfecção
ambiental. Higiene e assepsia das mãos realizadas constantemente. Utilização de
água com temperatura adequada.
3.1.7 - Controle de
pragas
Existência de um programa
de controle de pragas.
3.1.8 – Transporte
Veículo adequado para o
transporte de cada tipo de mercadoria (vide portaria CVS n°– 15 de 07/11/91) e
o documento de vistoria do Centro de Vigilância Sanitária (CVS). Registros de
lotes, temperaturas e horários de preparo e expedição dos produtos.
3.1.9 – Armazenamento
Capacidade e condições
adequadas de armazenamento. Obediência do princípio PEPS (Primeiro que Entra,
Primeiro que Sai). Controle de utilização dos lotes armazenados.
3.2 Regulamentação do fornecedor junto aos órgãos de
fiscalização sanitária, conforme o âmbito de atuação.
- Nível federal: Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária (SIF)
- Nível estadual: Serviço de Inspeção de Minas Gerais
- Nível Municipal: Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Compras, recepção, armazenamento de produtos diversos.
Recebimento de Alimento
2-Caracterização da área:
O processo de recebimento é
a primeira etapa de controle higiênico-sanitário no estabelecimento e deve ser
constituído por atividades de conferência da qualidade do produto alimentar
recebido. A atividade de recebimento exige
observação de alguns critérios de segurança higiênico-sanitárias, tais
como: adequação da área física, controle de qualidade de produtos e suas
condições de entrega, higienização das áreas, acondicionamento e remoção de
alimentos.
3-Aspectos estruturais
A área deve ser mantida
livre e limpa para adequada conferência e acondicionamento dos produtos
recebidos e deve obedecer aos seguintes critérios:
3.1 Deve
ser localizada em local amplo, ventilado e de fácil acesso para carga e
descarga.
3.2 É
importante que haja plataforma de recebimento com docas para estacionamento de
caminhões.
3.3 O
piso deve ser de material resistente, antiderrapante, impermeável e de fácil
lavagem.
3.4 A área deve ser coberta, de forma que a
qualidade das mercadorias não seja comprometida pela ação da chuva ou sol.
3.5 Os
ralos devem ser sifonados e em forma de grelha.
3.6 Deve
haver lavatório com saboneteira e toalheiro.
3.7 Os
contentores em polietileno, higienizados, devem permanecer próximos da área
para facilitar a remoção dos produtos de suas embalagens originais.
3.8 A área deve ser dotada de estrados em
quantidade suficiente para acomodar adequadamente os produtos recém chegados.
3.9 O local de recebimento deve ser exclusivo e
isolado de outras áreas da cozinha, especialmente do depósito de lixo e entrada
e saída de funcionários.
4- Controle de processos
4.1 Os
horários para recebimento determinados pelo estabelecimento devem ser
obedecidos rigorosamente.
4.2 A
higienização das mãos e dos termômetros deve ser feita no início da rotina e a
cada chegada de mercadorias.
4.3 Os critérios definidos para recebimento de
alimentos devem ser monitorados e registrados em impresso próprio – Controle de
Fornecedores (CF).
4.4 Os
registros do CF devem ser avaliados mensalmente pelo Responsável Técnico. A
avaliação do fornecedor deve ser comunicada com igual periodicidade aos
fornecedores para que eles possam adotar as medidas corretivas que se fizerem
necessárias.
5-Critérios de conferência
5.1 Conferência das
condições de entrega
5.1.1 As condições de entrega devem estar de
acordo com o critério estabelecido pela Portaria n° CVS-15.
5.1.2 O
veículo deve estar em condições adequadas de higiene e conservação.
5.1.3 Os
entregadores devem estar adequadamente uniformizados.
5.1.4 Caso haja mais de um fornecedor aguardando,
a ordem de recebimento deve dar a seguinte preferência:
1°- alimentos perecíveis
resfriados e refrigerados;
2°- alimentos perecíveis
congelados;
3°- alimentos perecíveis em
temperatura ambiente;
4°- alimentos não
perecíveis.
Esta ordem é válida também
para a remoção e armazenamento dos produtos.
5.1.5 Toda mercadoria deve ser retirada da
embalagem mais grotesca, como caixa de papelão ou madeira, para ser
acondicionada em contentores de polietileno ou aço inoxidável.
5.1.6 Os contentores devem sempre ser depositados
sobre estrados e não diretamente sobre o chão.
5.1.7 As
diferentes mercadorias devem ser mantidas separadas na área de recebimento.
5.2 Conferência da
qualidade do produto
5.2.1 Verificar as características sensoriais do
produto (cor, odor, sabor e textura).
5.2.2 Verificar a data de validade do produto. O
código de Defesa do Consumidor exige que todo produto estampe a data de
validade em suas embalagens.
5.2.3 Verificar as condições de acondicionamento:
embalagem limpa e íntegra, disposição adequada dos produtos na embalagem.
5.2.4
Verificar a temperatura dos produtos.
5.2.5 As
ocorrências do fornecimento devem ser registradas sistematicamente em impresso
apropriado – Controle de fornecedor (CF) – e
encaminhadas imediatamente ao Responsável Técnico para sua avaliação e
adoção de medidas corretivas.
5.3 Remoção, controle e armazenamento
5.3.1 Após o recebimento, os produtos perecíveis
devem ser removidos para armazenamento no prazo máximo de 30 (trinta) minutos.
5.3.2 As temperaturas das câmaras devem estar de
acordo com as especificações dos produtos.
5.3.3 O armazenamento dos alimentos deve ocorrer
em local específico, à temperatura adequada (sob resfriamento, congelamento ou
à temperatura ambiente).
5.3.4 Cada mercadoria recebida deve ser
identificada com etiqueta codificada contendo informações referentes à data de
validade, quantidade ou volume, fonte de origem (fornecedor) e outras
especificações que se fizerem necessárias.
6. Controle de higienização
Toda higienização de utensílios,
equipamentos e ambiente deve utilizar detergente neutro e o enxágüe final deve
ser feito com solução de Hipoclorito de sódio a 200 (duzentos)ppm de Cloro
ativo.
ORGANOGRAMA DO RESTAURANTE E DA COZINHA
De acordo com a estrutura de A
& B, o gerente deverá estar apto para administrar os seguintes serviços
e/ou setores:
A & B
Gerência
Produção/
Distribuição
Eventos Staff Adm.
Cozinha
Restaurante Bar Banquetes Assistente
Chef
Maître
Barman Chefe Encarregado
Sub-chef
Somelier
Ajudante Maître Comprador
Cozinheiros Garçon Chefe
de fila Almoxarife
Commins Commins
Garçon
Dispenseiro
Steward
Commins Téc. Contábil
Organograma de A
& B, atribuições, funções, gerência de A & B.
Organograma
da cozinha
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