O automóvel é um produto da segunda revolução
industrial (século
XIX), foi inventado na Europa e popularizado nos
EUA, sua invenção
deu maior autonomia
ao turista, que se viu libertado das vias fechadas de transportes ,
como as ferrovias
e as hidrovias , podendo decidir
sobre os horários
e itinerários .
Foi o crescente
uso dos veículos
automotores que
determinou a existência de rodovias , pois os caminhos que já haviam sido construídos não
se mostraram suficientes para
o novo tempo . No decorrer do século XX, ocorreu um
lento processo
de desenvolvimento das técnicas de planejamento
e de construção das rodovias .
O transporte rodoviário brasileiro
começou com a construção ,
em 1926, da rodovia
Rio – São
Paulo, única pavimentada até 1940. Até o início de
1950, as rodovias existentes no Brasil
eram muito precárias. O governo
de Juscelino trouxe a indústria
automobilística para o país
e rasgou estradas ao longo do território
nacional , fomentando a demanda pelo transporte rodoviário .
O primeiro ônibus
motorizado brasileiro surgiu para
servir o meio
urbano em
1911, na cidade de São
Paulo. Eram ônibus
importados a maioria dos EUA, em 1958, foi apresentado o primeiro
ônibus da Mercedes Benz do Brasil (associação do capital
brasileiro e alemão ). Atualmente ,
nenhuma empresa no Brasil constrói totalmente um ônibus , existem montadoras
que fabricam o chassi
(Ford, Mafersa, Mercedes Benz, Scania, Volkswagem e Volvo )
e outras (Caio, Busscar, Marcopolo, Ciferal, Comil, San Marino e Irizar ) que
instalam a carroceria .
-
Com condutor : Como táxis
-
Sem condutor : veículos de locadoras
especializadas;
Fretados:
Os ônibus oferecem grande
flexibilidade de roteiros para
o transporte dos passageiros
que encomendam seus
serviços . São
utilizados amplamente nos pacotes
turísticos rodoviários , tanto no deslocamento
origem-destino, como utilizado no local visitando suas
atrações turísticas.
Subdivide-se em :
Fretamento fechado: quando todos
os passageiros pertencem a um grupo
previamente determinado ;
Fretamento aberto : quando os passageiros adquirem um
pacote turístico sem
conhecer previamente os seus
companheiros de viagem ;
nesse caso cresce a importância
do guia de turismo ,
que se torna
responsável por
quebrar o gelo
e estabelecer um
clima de descontração
entre os viajantes .
Os veículos
recreacionais têm como vantagens :
-
Economia para viajar ,
principalmente em
família ou
em grupo ;
-
Liberdade e conforto nos deslocamentos;
-
Manter contato com a natureza ;
O uso dos VR
está altamente relacionado com as atividades
de camping , uma vez
que utilizam suas
infra-estruturas para
o abastecimento de água e energia , além
da possibilidade de pernoitarem em um local com mais segurança e conforto .
O público alvo deste segmento é de pessoas com mais de 55 anos
que já
estão em fase
de aposentadoria e com
isso têm mais
tempo livre
para o lazer
e viagens .
Bugges e Jipes
são muitas vezes
empregados para
passeios pro praias
e viagens fora
da estrada . Existem muitos
clubes de jipeiros, que
viajam com freqüência
para efetuar viagens em conjunto por locais geralmente
de difícil acesso .
No Brasil o nordeste
utiliza muito este
tipo de transporte .
MERCADO
DE LOCADORAS DE VEÍCULOS
O mercado de locação de veículos
é uma atividade altamente
dependente da indústria
do turismo .
No Canadá 83% dos clientes
das locadoras de veículos
são turistas, boa parte
das agências de locação
de veículos encontra-se nos aeroportos .
As lojas dos aeroportos mesmo
tendo taxas maiores
de locação , têm um
número maior
de locações , pela
facilidade ao turista.
Os pacotes FLY
& DRIVE , além
da parceria das vendas
tem em alguns
casos as parcerias
de programas de fidelidade .
GRANDES LOCADORAS
AVIS: Empresa norte-americana , com
18 mil empregados
no mundo inteiro
e presente em
mais de 1.700 pontos
de venda .
MERCADO DE LOCADORAS
NO BRASIL
No Brasil, o mercado
de locação de veículos
começou a desenvolver-se no ano de 1956,
no estado de São
Paulo, na mesma época
em que
a indústria automobilística era implementada no País .
De lá para cá , este mercado
passou a se profissionalizar cada
vez mais ,
principalmente com
a chegada das multinacionais .
Localiza:
Fundada em 1973, em
Belo Horizonte ,
detém atualmente 29% da frota de locação
de veículos do País ,
sendo também a maior
empresa do setor na
América do Sul , com
110 lojas franqueadas em oito países sul-americanos . No ano
de 2000, teve um faturamento
de 312 milhões de reais .
Unidas Rent a Car: Inaugurada em 1985, surgiu da fusão de uma série
de locadoras independentes
e regionais , outra
empresa de grande
importância no mercado
nacional . Na época , possuía
20 pontos de venda
em 14 cidades
brasileiras, sendo que atualmente conta com 87 lojas em 59 cidades ,
atuando também na Argentina.
CARACTERÍSTICAS DO MERCADO DE LOCAÇÃO
DE VEÍCULOS
prejudicado. Isso ocorre não
apenas em
relação ao incentivo
do turismo doméstico ,
mas mesmo
para o turismo
receptivo . Sem
sinalização adequada e com estradas extremamente
perigosas, o turista internacional
sente-se pouco atraído a alugar
BR 101: Tem aproximadamente 4.543 quilômetros
de extensão , interligando boa parte da costa brasileira , do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte . A BR 101
interliga importantes cidades turísticas e de grandes
belezas naturais ,
tais como :
Natal , João Pessoa ,
Recife , Aracaju, Vitória ,
Guarapari, Rio de Janeiro
e Angra dos Reis ,
Santos , Joinville, Florianópolis e
Garopaba.
No inicio houve muito
investimento na construção
das rodovias , mas
na década de 1990 a situação
ficou muito precária .
As péssimas condições
de sinalizações e o desaparelhamento das policias rodoviárias
eram os principais motivos .
As privatizações das estradas
vieram como solução
parcial para
os problemas , melhorando significativamente a qualidade
da infra-estrutura e os serviços de auxilio aos usuários .
Serviços
de auxílio aos usuários
-
atendimento médico ;
-
atendimento mecânico ;
-
Sistema de telefonia ;
-
Lojas de conveniência e restaurantes
DNIT
O Departamento Nacional de Infra-estrutura
de Transportes – DNIT é o órgão executor
da política de transportes
determinada pelo
Governo Federal .
Autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes
foi implantada em fevereiro
de 2002 para desempenhar
as funções relativas à construção ,
manutenção e operação
de infra-estrutura dos segmentos do Sistema
Federal de Viação sob administração
direta da União
nos modais
rodoviário , ferroviário
e aquaviário, conforme Decreto nº 4.129 de 13/02/2002. É dirigido por um Conselho Administrativo
e por sete
diretores nomeados pelo
Presidente da República
e conta com recursos da União para a execução das obras .
As rodovias federais permanecem sob
administração do DNIT, à exceção de 4% da malha
que foi concedida. Conseqüentemente ,
a maior parte
dos investimentos do DNIT será destinada
a este modal ,
que possui 56 mil
quilômetros de rodovias
em todo
país .
-
Maior disponibilidade
de vias de acesso ;
-
Possibilita o serviço porta-porta;
-
Embarque e partidas geralmente mais
rápidos ;
-
Favorece os embarques de pequenos
lotes ;
-
Facilidade de substituir o veiculo em caso de quebra ou acidente ;
-
Maior custo operacional ;
-
Menor capacidade de
carga ; nas épocas
de safras provoca congestionamentos ;
-
Desgasta prematuramente a infra-estrutura
da malha rodoviária ;
A nomenclatura
das rodovias é definida
pela sigla
BR, que significa que
a rodovia é federal ,
seguida por
três algarismos .
O primeiro algarismo
indica a categoria da rodovia , de acordo
com as definições
estabelecidas no Plano Nacional de Viação .
Os dois outros algarismos
definem a posição , a partir
da orientação geral
da rodovia , relativamente
à Capital Federal
e aos limites do País
(Norte , Sul , Leste e Oeste ).
Veja abaixo como são
aplicadas essas definições :
1. RODOVIAS
RADIAIS
|
0 ( A numeração dessas |
2. RODOVIAS
LONGITUDINAIS
|
1 ( A numeração varia de 00, no |
3. RODOVIAS TRANSVERSAIS
|
2 ( A numeração varia de 00, no |
4. RODOVIAS DIAGONAIS
Estas rodovias
podem apresentar dois modos de orientação :
Noroeste-Sudesteou Nordeste-Sudoeste.
Noroeste-Sudeste
|
3 ( A numeração dessas |
||
Obtém-se o
Obtém-se o
|
|||
5. RODOVIAS DE
LIGAÇÃO
Estas rodovias
apresentam-se em qualquer
direção , geralmente
ligando rodovias federais ,
ou pelo menos uma rodovia
federal a cidades
ou pontos
importantes ou
ainda a nossas fronteiras
internacionais .
A numeração dessas rodovias varia entre
00 e 50, se a rodovia estiver ao norte do paralelo da Capital Federal ,
e entre 50 e 99, se estiver ao sul desta referência .
Exemplos : BR-401 (Boa Vista /RR – Fronteira
BRA/GUI), BR-407 (Piripiri/PI – BR-116/PI e Anagé/PI ),
BR-470 (Navegantes/SC – Camaquã/RS), BR-488 (BR-116/SP – Santuário
Nacional de Aparecida/SP).
Existem alguns casos de superposições de duas ou
mais rodovias .
Nestes casos usualmente
é adotado o número da rodovia que tem
maior importância
(normalmente a de maior
volume de tráfego )
porém , atualmente ,
já se adota como
rodovia representativa do trecho
superposto a rodovia de menor número ,
tendo em vista
a operacionalidade dos sistemas
computadorizados.
Quilometragem das Rodovias
A quilometragem das rodovias
não é cumulativa de uma Unidade da Federação
para a outra .
Logo , toda
vez que
uma rodovia inicia dentro
de uma nova Unidade
da Federação , sua
quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero . O sentido da quilometragem segue sempre
o sentido descrito na Divisão
em Trechos
do Plano Nacional
de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma abaixo :
Rododovias
Radiais – o sentido
de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em
direção aos extremos
do país , e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal .
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