terça-feira, 23 de junho de 2015

VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO

Era Industrial Clássica (1900 - 1950)
Era Industrial Neoclássica (1950-1990)
Era da Informação (após 1990)
Início da industrialização
Pouca mudança
Previsibilidade
Estabilidade e certeza
Desenvolvimento industrial
Aumento da mudança
Fim da previsibilidade
Inovação
Tecnologia da informação (TI)
Serviços
Aceleração da mudança
Imprevisibilidade
Instabilidade e incerteza
Adm. Científica
Teoria Clássica
Relações Humanas
Teoria da Burocracia
Teoria Neoclássica
Teoria Estruturalista
Teoria Comportamental
Teoria de Sistemas
Teoria Contingencial
Foco em:
    Produtividade
    Qualidade
    Competitividade
    Cliente
    Globalização
    Conhecimento

Teorias Administrativas na Era Industrial Clássica:

1-  Ênfase nas tarefas

1.1-      Administração Científica
Ø    Frederick Winslow Taylor,1856 - 1915:
“Pai da administração científica”. Revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de “métodos científicos”.

Sua preocupação original foi tentar eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade.


Princípios da Administração Científica:

1.      desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários;
2.      estabelecimento de processo científico de seleção e treinamento do operário;
3.      cooperação entre gerência e operário;
4.      divisão do trabalho em função da especialização dos operários.

Princípios secundários de Taylor:
-         Estudo de tempos e movimentos
-         Seleção científica do trabalhador
-         Preocupação com a fadiga
-         Plano de incentivo salarial
-         Supervisão funcional
-         Condições ambientais de trabalho

Ø    HENRY FORD (1863 - 1947)

Enquanto Taylor se preocupou com a “economia do trabalho humano”, Ford direcionou seus esforços para a “economia de material e de tempo”.

A política de Ford se alicerçou na produção em massa, em série e em cadeia contínua; no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para os bens produzidos.

2-  Ênfase na Estrutura:

2.1- Teoria Clássica (Fayol, 1841-1925): padronizar e proporcionar regras genéricas de aplicação, como uma espécie de modelo para lidar com os assuntos administrativos.




As atividades da organização eram distribuídas em seis funções interdependentes:
a)   Técnicas (produção, fabricação, transformação)
b)   Comerciais (compra, venda, troca)
c)   Financeiras (procura e aplicação de recursos)
d)   Segurança (proteção e preservação dos bens e das pessoas)
e)   Contábeis (inventários, balanços, custos)
f)      Administrativos (planejamento, organização, comando, coordenação e controle)

Princípios universais de Fayol:
-         Divisão do trabalho
-         Autoridade e responsabilidade
-         Disciplina
-         Unidade de comando
-         Unidade de direção
-         Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais
-         Remuneração
-         Centralização
-         Cadeia escalar
-         Ordem
-         Eqüidade
-         Estabilidade
-         Iniciativa
-         Espírito de equipe

2.2- Teoria da Burocracia - Max Weber (1864 - 1920)

Conceito de Burocracia: forma de organização humana e que se baseia na racionalidade (adequação dos meios aos fins pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência.
Para Weber, a burocracia é o padrão mais eficiente para a administração.



A burocracia é baseada em:

1. Caráter Legal das normas e regulamentos.
2. Caráter formal das comunicações.
3. Divisão do trabalho.
4. Impessoalidade no relacionamento.
5. Hierarquização da autoridade.
6. Rotinas e procedimentos.
7. Competência técnica e mérito.
8. Especialização da administração.
9. Profissionalização.
10. Previsibilidade do funcionamento.

Disfunções da Burocracia:

1.      Maior internalização das regras e apego exagerado aos regulamentos.
2.      Excesso de formalismo e documentação.
3.      Resistência a mudanças.
4.      Impessoalidade no relacionamento.
5.      Rígida hierarquização da autoridade.
6.      Super conformidade às normas e procedimentos.
7.      Exibição de sinais de autoridade.
8.      Dificuldade no atendimento e conflitos com clientes.

3-  Ênfase nas Pessoas

3.1- Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo, 1927 - 1932).
Experiência de Hawthorne, verificando os efeitos das condições ambientais sobre a produtividade.
Principais conclusões:
-         o trabalho é uma atividade grupal. O nível de produção é influenciado pelas normas do grupo e não apenas pelos incentivos salariais.

-         existência de uma organização informal constituída pelos grupos sociais e que interferem na atuação dos membros organizacionais.

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