sexta-feira, 26 de junho de 2015

TEORIA ESTRUTURALISTA

TEORIA ESTRUTURALISTA

Síntese dos princípios válidos das teorias Clássica, Relações Humanas e Burocracia.

A organização é considerada sistema aberto, ou seja, estabelece relações com o ambiente no qual está inserida.

Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer.

A teoria estruturalista estuda as organizações concentrando-se principalmente em sua estrutura interna e em sua interação com outras organizações.

Existem dois tipos de organizações:

v  Formais: caracterizadas pelas normas, regulamentos e estrutura hierárquica estabelecidos para atingir objetivos explícitos.

v  Complexas: levando em consideração o funcionamento e amplitude de atuação.

Conceito de homem organizacional: aquele que está constantemente exercendo um papel diante da organização com a qual entra em contato.

Os estruturalistas estudam as organizações através de uma análise organizacional muito mais ampla do que a de qualquer outra teoria anterior (restrita à fábrica).

A análise das organizações é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta os fundamentos da Teoria Clássica, Relações Humanas e Burocracia, envolvendo:

1-           Organização formal e informal: equilíbrio entre os elementos racionais e não-racionais do comportamento humano.
2-           Recompensas salariais e materiais em patamar similar às recompensas sociais e simbólicas.
3-           Diferentes enfoques de uma organização: modelo racional (tendo em vista os objetivos organizacionais); modelo natural (aparecimento da organização informal).
4-           Diferentes níveis da organização: institucional, gerencial e técnico.
5-           Diversidade de organizações: a teoria estruturalista ampliou o campo da análise da organização, incluindo uma maior variedade de organizações.
6-           Análise interorganizacional: fenômenos externos interferindo no funcionamento e interface das organizações.


Os conflitos são elementos geradores das mudanças e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário