“É um processo de
compreensão da realidade ambiental, de forma holística, integradora,
considerando os aspectos político, econômico, ético, social, científico,
cultural, ecológico, histórico, tecnológico e as condições e estágios de cada
país, região, município e indivíduo, permitindo a condução para a participação
ativa dos cidadãos e da coletividade, para a utilização sustentada dos recursos
naturais, reutilizáveis e recicláveis”. (ECO 92)
Em função da abordagem holística que adota.
Eis algumas das definições listadas:
q
educação ambiental
é a preparação de pessoas para a sua vida enquanto membros da biosfera;
q
educação ambiental
é o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas
ambientais na sua totalidade;
q
educação ambiental
é aprender a ver o quadro global que cerca um problema específico - sua
história, seus valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, e os processos naturais que
causam e sugerem ações para saná-lo;
q
educação ambiental
é a aprendizagem de como gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade
humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável;
q
educação ambiental
significa aprender a empregar novas tecnologias, aumentar a produtividade,
evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar
novas oportunidades e tomar decisões acertadas;
q
educação ambiental deve
contribuir para esclarecer a existência, ampliar a compreensão e realçar a
importância da interdependência econômica, social, política e ecológica entre
zonas urbanas e rurais;
q
educação ambiental deve
proporcionar a todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, ter
noção de valores, assumir atitudes, adquirir aptidões necessárias para proteger
e melhorar o meio ambiente;
q
educação ambiental deve
propor novos padrões de conduta em relação ao meio ambiente, aos indivíduos,
aos grupos sociais e à sociedade como um todo.
Para implementação da educação ambiental propõe-se,
entre outras coisas:
·
que o meio ambiente
tenha uma abordagem sistêmica, seja tratado como um tema transversal e interdisciplinar, de forma não linear, diversificado e contextualizado;
·
que se estabeleça
uma relação da educação ambiental com a vida do indivíduo, seu meio, sua
comunidade, valorizando o conhecimento adquirido em casa e possibilitando o
desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade em que vivem;
·
que haja uma
divisão dos conteúdos em três blocos gerais – ciclos da natureza, sociedade e
meio ambiente e manejo e conservação;
·
que seja
permanente, vinculando os atos do presente às conseqüências no futuro;
·
que tenha um amplo
enfoque interdisciplinar; reconhecendo a existência de uma profunda
interdependência entre o ambiente natural e o ambiente construído.
·
envolva o indivíduo
num processo ativo de resolução de problemas que permita resolvê-los no
contexto de realidades específicas, estimulando a iniciativa, o sentido da
responsabilidade e o empenho de construir um futuro melhor.
Estágios
a serem atingidos, por meio da educação ambiental:
· Conscientização:
contribuir para que os indivíduos e grupos sociais adquiram consciência do ambiente global,
sensibilizando-os para as questões relativas ao ambiente e aos problemas a ele
relacionados.
· Conhecimento: propiciar aos indivíduos
e aos grupos sociais uma compreensão
básica sobre o ambiente e os
problemas a ele relacionados, e adquiram uma diversidade de experiências sobre
a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a
esse ambiente.
· Atitudes/comportamentos: possibilitar aos
indivíduos e grupos sociais a aquisição
de valores sociais, vínculos
efetivos fortes para com o ambiente e motivação
para participar ativamente na sua proteção e melhoria.
· Habilidades: propiciar aos
indivíduos e aos grupos sociais condições para adquirirem as habilidades e competências necessárias
à solução dos problemas ambientais.
· Participação/mobilização: contribuir com os
indivíduos e grupos sociais no sentido de desenvolverem senso de
responsabilidade e de urgência com relação aos problemas ambientais para
assegurar a ação apropriada para solucioná-los. A participação esta vinculada
ao compromisso de ação, ou seja, a
adoção de comportamentos individuais e coletivos no contexto de uma
perspectiva ecológica.
Setores da educação ambiental:
· O setor da educação formal ou escolar: alunos da escola
infantil, do ensino fundamental, do nível médio e das universidades, bem como
professores e profissionais de treinamento em meio ambiente.
· O setor da educação não-formal: jovens e adultos
de todos os segmentos da população, tais como famílias, trabalhadores,
administradores e todos aqueles que dispõem de poder nas áreas ambientais ou
não. Atividades específicas devem ainda ser desenvolvidas com mulheres,
políticos, empresários, jornalistas etc.
· O setor da educação informal: aquele que
envolve os meios de comunicação e de informação no seu sentido mais amplo.
Tendo em mente a
necessidade de dar cumprimento à legislação específica de proteção aos
patrimônios cultural e natural brasileiro, se estabeleceu que as ações
turísticas devem obedecer a alguns critérios básicos, quais sejam:
a) a disponibilidade de informações corretas e concisas
sobre o bem cultural em questão - o que é, o que significa, para que serve,
como, quando e por quem foi feito - de maneira que possam ser repassadas ao
público, com o caráter de divulgação e de educação patrimonial;
b) estabelecimento de regras de comportamento a serem
adotadas pelos visitantes, de modo que a proteção/preservação do bem cultural
se torne prática usual.
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