segunda-feira, 22 de junho de 2015

Educação ambiental: princípios básicos

“É um processo de compreensão da realidade ambiental, de forma holística, integradora, considerando os aspectos político, econômico, ético, social, científico, cultural, ecológico, histórico, tecnológico e as condições e estágios de cada país, região, município e indivíduo, permitindo a condução para a participação ativa dos cidadãos e da coletividade, para a utilização sustentada dos recursos naturais, reutilizáveis e recicláveis”. (ECO 92)

Em função da abordagem holística que adota. Eis algumas das definições listadas:
q       educação ambiental é a preparação de pessoas para a sua vida enquanto membros da biosfera;
q       educação ambiental é o aprendizado para compreender, apreciar, saber lidar e manter os sistemas ambientais na sua totalidade;
q       educação ambiental é aprender a ver o quadro global que cerca um problema específico - sua história, seus valores, percepções, fatores econômicos e tecnológicos, e os processos naturais que causam e sugerem ações para saná-lo;
q       educação ambiental é a aprendizagem de como gerenciar e melhorar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável;
q       educação ambiental significa aprender a empregar novas tecnologias, aumentar a produtividade, evitar desastres ambientais, minorar os danos existentes, conhecer e utilizar novas oportunidades e tomar decisões acertadas;
q       educação ambiental deve contribuir para esclarecer a existência, ampliar a compreensão e realçar a importância da interdependência econômica, social, política e ecológica entre zonas urbanas e rurais;
q       educação ambiental deve proporcionar a todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, ter noção de valores, assumir atitudes, adquirir aptidões necessárias para proteger e melhorar o meio ambiente;
q       educação ambiental deve propor novos padrões de conduta em relação ao meio ambiente, aos indivíduos, aos grupos sociais e à sociedade como um todo.


Para implementação da educação ambiental propõe-se, entre outras coisas:

·        que o meio ambiente tenha uma abordagem sistêmica, seja tratado como um tema transversal e  interdisciplinar, de forma não linear,  diversificado e contextualizado;
·        que se estabeleça uma relação da educação ambiental com a vida do indivíduo, seu meio, sua comunidade, valorizando o conhecimento adquirido em casa e possibilitando o desenvolvimento de uma postura crítica frente à realidade em que vivem;
·        que haja uma divisão dos conteúdos em três blocos gerais – ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente e manejo e conservação;
·        que seja permanente, vinculando os atos do presente às conseqüências no futuro;
·        que tenha um amplo enfoque interdisciplinar; reconhecendo a existência de uma profunda interdependência entre o ambiente natural e o ambiente construído.
·        envolva o indivíduo num processo ativo de resolução de problemas que permita resolvê-los no contexto de realidades específicas, estimulando a iniciativa, o sentido da responsabilidade e o empenho de construir um futuro melhor.














Estágios a serem atingidos, por meio da educação ambiental: 

·       Conscientização: contribuir para que os indivíduos e grupos sociais adquiram consciência do ambiente global, sensibilizando-os para as questões relativas ao ambiente e aos problemas a ele relacionados.

·      Conhecimento: propiciar aos indivíduos e aos grupos sociais uma compreensão básica sobre o ambiente e os problemas a ele relacionados, e adquiram uma diversidade de experiências sobre a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a esse ambiente.

·      Atitudes/comportamentos: possibilitar aos indivíduos e grupos sociais a aquisição de valores sociais, vínculos efetivos fortes para com o ambiente e motivação para participar ativamente na sua proteção e melhoria.

·      Habilidades: propiciar aos indivíduos e aos grupos sociais condições para adquirirem as habilidades e competências necessárias à solução dos problemas ambientais.


·      Participação/mobilização: contribuir com os indivíduos e grupos sociais no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgência com relação aos problemas ambientais para assegurar a ação apropriada para solucioná-los. A participação esta vinculada ao compromisso de ação, ou seja, a adoção de comportamentos individuais e coletivos no contexto de uma perspectiva ecológica.









Setores da educação ambiental:

·      O setor da educação formal ou escolar: alunos da escola infantil, do ensino fundamental, do nível médio e das universidades, bem como professores e profissionais de treinamento em meio ambiente.
·      O setor da educação não-formal: jovens e adultos de todos os segmentos da população, tais como famílias, trabalhadores, administradores e todos aqueles que dispõem de poder nas áreas ambientais ou não. Atividades específicas devem ainda ser desenvolvidas com mulheres, políticos, empresários, jornalistas etc.
·      O setor da educação informal: aquele que envolve os meios de comunicação e de informação no seu sentido mais amplo.

Tendo em mente a necessidade de dar cumprimento à legislação específica de proteção aos patrimônios cultural e natural brasileiro, se estabeleceu que as ações turísticas devem obedecer a alguns critérios básicos, quais sejam:

a)     a disponibilidade de informações corretas e concisas sobre o bem cultural em questão - o que é, o que significa, para que serve, como, quando e por quem foi feito - de maneira que possam ser repassadas ao público, com o caráter de divulgação e de educação patrimonial;
b)     estabelecimento de regras de comportamento a serem adotadas pelos visitantes, de modo que a proteção/preservação do bem cultural se torne prática usual.


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