segunda-feira, 22 de junho de 2015

CLASSIFICAÇÃO E TIPOLOGIA DAS AGÊNCIAS

Para Tomelin (2001), os autores (entidades, pesquisadores, educadores) e profissionais que atuam na área utilizam diferentes terminologias no cotidiano acadêmico e profissional. Ele sugere a aplicação do modelo de Acerenza (1990), 0por ser uma terminologia atual que caracteriza a maioria das empresas que existem no mercado mundial, porém acrescenta outros tipos:

Agências de Viagens Detalhistas (Acerenza, 1990):

Estas empresas não elaboram seus próprios produtos. Revendem viagens com roteiros preestabelecidas tipo "pacotes que são organizados por empresas maioristas, ou tour operators, sendo que no Brasil estas empresas são semelhantes quanto a sua função. As empresas detalhistas podem ou não oferecer os serviços de receptivo, os quais são representados por City Tour, Transfer In/Out, Sightseeing e outros, caracterizados pela ligação direta entre a oferta (empresa) e a demanda (turista). Quando assumem uma estrutura mais complexa, podem optar em trabalhar com segmentos de mercado diferentes além de atender o público em geral, especializando-se, por exemplo, no atendi­mento de contas correntes, grupos e convenções, intercâmbio e outros.

Agências de Viagens Maioristas (Pino/e, 1989, Acerenza,1990):

São empresas que têm por objetivo principal a confecção de programas de viagens organizados ou "pacotes", que são repassados às agências detalhistas para a venda ao consumidor final. Normalmente, as agências maioristas não vendem diretamente ao público, porém como as estruturas organizacionais diferem entre si, em alguns casos isto pode acontecer.

Agências de Viagens Tour Operators – Operadoras de Turismo
(Piñole, 1989, Acerenza, (1990):

 A principal diferença entre uma maiorista e uma agência tour operators, é que esta última opera seus próprios programas de viagens, com seus próprios equipamentos ou subcontratação de opera­dores terrestres locais. Os maioristas, por sua vez, não operam seus próprios serviços. Outra diferença é que as agências tour operators vendem seus produtos às agências detalhistas e ao próprio público geral através dos seus escritórios locais, e as agências maioristas trabalham exclusivamente suas vendas através das agências detalhistas.
É importante salientar que, no Brasil, as agências de viagens maioristas e tour operators se confundem, onde são empregadas as mesmas funções operacionais tanto para as agências maioristas quanto para as tour operators, onde o termo para designar estas empresas é "operadora".

Agências de Viagens e Turismo Consolidadora (Tomelin, 2001):
São empresas de turismo classificadas junto à EMBRATUR como Agências de Viagens e Turismo e têm como função a consolidação de serviços junto às transportadoras aéreas repassando bilhetes (TKT'S) às agências que não possuem credenciais para este fim. A denominação é senso comum no mercado informal e, em tese, conteúdo de aula na disciplina de Agências e Trans­portes de cursos superiores de Turismo, por ser uma realidade no mercado, portanto precisa ser discutida nos estudos.

Agências de Viagens Receptivas (Pinole, 1989, Gazeta Mercantil, 2000):
Além das agências de viagens que atuam como uma grande rede de distribuição dos pacotes montados e comercializados pelas operadoras, existem também agências de viagens voltadas especificamente para o turismo receptivo. São muito comuns nos principais destinos turísticos do País, como na região Nordeste, por exemplo. As agências de receptivo prestam serviços para as operadoras de turismo e as demais agências de viagens, por meio do oferecimento ao turista de uma gama variada de serviços, como transfers entre aeroporto e hotel (e vice-versa), city tours e assessoria ao turista, enquanto ele estiver no destino da viagem.
Além de prestarem serviços e serem pagas por isso pelas operadoras e agências, as agências de receptivo obtêm receitas pela montagem de passeios e programas, que são oferecidos ao turista e cobrados aparte do pacote turístico. São produtos adquiri­dos pelo turista diretamente das agências de receptivo, numa relação comercial que não envolve as operadoras e agências que montaram e vende­ram os pacotes.

Agências de Viagens e Turismo Escola (Tomelin, 1995):
São empresas-laboratório de instituições educacionais de cursos superiores de turismo, legalmente constituídas no mercado de viagens, classificadas junto à Embratur como Agências de Viagens ou Agências de Viagens e Turismo, que desenvolvem ações didático-pedagógicas e operacionais afim de atender as necessidades de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais do egresso, como Agente de  Viagens. A exemplo a Acatur/Univali e Flytour/Universidade Anhembi Morumbi (sistema franquia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário