Segundo
Castelli (2001:297) “Restaurante é o estabelecimento que fornece ao público
alimentação , mediante pagamento”. Tal conceito abrange os mais diversos tipos
de estabelecimentos, cada qual com suas características específicas, em função
das quais são mais precisamente
definidos.
Qualquer local público especializado na venda de
comida preparada para consumo no local, em casa ou no escritório pode ser
descrito como um restaurante.
Restaurante
de Turismo: “o estabelecimento destinado à prestação de serviços de alimentação
e que, por suas condições de localização ou tipicidade, possa ser considerado
de interesse turístico”. Decreto 84.910, de 10/07/1980, art.2o. – b
Tipos de Restaurante
·
Restaurante
clássico (internacional): busca a sofisticação através da pesquisa em
pratos da cozinha clássica francesa e italiana. É um restaurante requintado,
com atendimento à la carte, carta de vinhos cuidadosamente escolhida e uma brigada
altamente treinada e especializada. A decoração, utensílios e mise en place precisam estar em consonância com o
requinte do restaurante. São encontrados em hotéis de 4 e 5 estrelas,
aeroportos, navios de cruzeiro e em áreas e bairros de alto poder aquisitivo.
·
Restaurante
Típico (Regional): define-se
pela sua cozinha especializada e apresenta uma decoração da região na qual foi
idealizado, incluindo os uniformes dos funcionários. Ex: pizzarias, comidas
chinesas, alemãs, mineiras, nordestinas, etc.
·
“Grill-Room”: restaurante especializado em alimento
grelhado e flambado, preparado à vista do cliente. Exige equipamentos
específicos como o “Grill”, o “Réchaud, a frigideira e o aparelho de “Fondue”.
No
serviço utilizam-se mesas auxiliares (gueridons). Por se tratar de um
restaurante requintado e pelo tipo de serviço “grelhado à vista do cliente”,
torna-se necessário uma boa exaustão e
ventilação, para não criar névoas de gordura, nem aquecer demasiadamente o
ambiente.
Quanto
ao mobiliário, deverá ser previsto móveis com mesas e cadeiras confortáveis,
pois o tipo de serviço é mais demorado e o cliente mais exigente.
·
Restaurante
Tipo “Self-Service”: este serviço pode funcionar de duas maneiras:
com auxílio ou sem auxílio de copeira. Neste tipo de restaurante o próprio
cliente é quem se serve, em uma linha de balcões especiais: aquecidos,
refrigerados e neutros, onde os alimentos são expostos conforme seja sua
temperatura, e prontos para servir, normalmente acondicionados em pirex ou
recipientes de aço inoxidável. Este tipo de restaurante é próprio para quem
precisa de serviço simples e rápido. Normalmente, a comida é cobrada por cabeça
ou por quilo servido.
·
“Snack-bar”:
este restaurante se
caracteriza, também, por um tipo de serviço simples e se assemelha a uma
lanchonete sofisticada. Oferece refeições rápidas e econômicas a qualquer hora
do dia ou da noite; são geralmente localizadas em estações de embarque de
passageiros, grandes lojas, aeroportos, hotéis, etc. O mobiliário e instalações
deverão ser compatíveis com o tipo de estabelecimento.
·
“Scotch-bar”:
normalmente sua localização
é agregada a um restaurante, boate, etc., funcionando, às vezes, até como uma
ante-sala, para ponto de encontro ou sala de espera antes da refeição
principal. Neste serviço servem-se
aperitivos, coquetéis, drinques e petiscos.
·
Taberna:
é uma casa cujo serviço
baseia-se principalmente na venda de vinhos, pães, assados, etc.
·
“Pub”:
de origem inglesa, o pub –
abreviatura de public house - ,
sinônimo de boliche, taberna ou bar, caracteriza-se por possuir dois ambientes,
sendo um deles o sub-solo. Este tipo de restaurante funciona com serviço de
bebidas e refeições e com espetáculos de variedades. Apresentam um certo
refinamento, e alguns possuem ante-salas para jogos.
·
Cervejarias:
estes estabelecimentos
servem vários tipos de bebidas.Têm como atração principal a variedade de
cerveja e de “tira-gostos”.
·
Churrascarias:
são restaurantes
especializados em serviço de grelhados e assados e atendimento sob forma de “rodízios” ou “à la carte”. Geralmente, são restaurantes de grande
porte. Atualmente são comuns os serviços de buffets juntamente com o rodízio,
em que as carnes vêm à mesa e as demais guarnições são servidas em buffets. Pode-se
encontrar, também, churrascarias que utilizam o serviço de rodízio, buffet e “table d´hôte” (travessas com guarnições colocadas à mesa
para que os próprios clientes se sirvam.)
·
“Steak
House”: são restaurantes
especializados nos mais diversos tipos de carne bovina, normalmente
acompanhados de molhos especiais.
·
Fast
–Food: restaurantes com tipo de serviço ultra-rápido,
cardápio restrito e onde o cliente encarrega-se do serviço. Direcionado ao
público que tem pouco tempo disponível. Existem equipamentos especiais para
produção rápida e com qualidade do alimento.
Existem ainda outros tipos de restaurantes – Centro gastronômico, Café colonial Sorveteria,
Casa de sucos e vitaminas, Restaurante popular, Restaurante
industriais Restaurante de estrada, Catering (este tipo de
restaurante não visa o atendimento ao público; ele é destinado ao fornecimento
de refeições fora do local onde foram produzidas, como por exemplo, refeições a
bordo de aviões, iates, ônibus, etc) e diversos outros. Cada tipo de restaurante exige do
empreendedor um conhecimento específico sobre seu funcionamento, seu
público-alvo, instalações, cardápios, etc, pois decisões inadequadas ou
equivocadas podem significar desperdício
de tempo e dinheiro.
TIPOS, GÊNEROS E MODALIDADES DE SERVIÇOS
Tipos de Serviços
Os
restaurantes adotam diferentes tipos de serviço, isto é, diferentes maneiras
pelas quais os clientes são servidos ou se servem dos alimentos.
Da mesma
forma, cada recepção sugere um tipo de serviço de
acordo com as condições de local, número de convidados, disponibilidade de
recursos humanos e materiais, caráter formal ou informal, etc.
Cinco gêneros de serviço são apresentados no plano
internacional:
·
Serviço à Francesa ou
à Diplomata;
·
Serviço à Inglesa:
§
Direto;
§
Indireto (au guéridon);
·
Serviço Sur Assiette;
·
Serviço à Americana
(Self-Service):
§
coquetel party;
§
coquetel souper;
§
coquetel buffet.
·
Serviço à Russa.
Serviço à Francesa ou à Diplomata
O serviço à Francesa tem raízes na metade do século XVIII,
quando se registrou a popularização dos garfos. Até então, mesmo nos palácios,
comia-se com colher ou com as mãos. Havia uma faca de trinchar e um guardanapo
para todos.
O menu chegava a totalizar 50 pratos, servidos numa única
refeição. Em 1860 já se verificou a simplificação do menu.O garfo e a faca
permitiram a adoção do sofisticado serviço “a la francaise”, assim
chamado em homenagem ao legado cultural e gastronômico de Luiz XVI.
Em razão do seu caráter dispendioso, o Serviço à Francesa é
praticado em jantares formais e protocolares.
Nesse serviço o anfitrião demonstra sua generosidade e
opulência, não só pela apresentação dos pratos bem ornamentados, como também
pela elegância de quem serve.Garçons e maîtres devem estar de luvas e uniformes
bem talhados. As travessas são de material nobre.A ornamentação dos pratos é
destaque do serviço.
O conviva é quem se serve. A travessa é apresentada pela
esquerda com os cabos dos talheres de serviço (garfo e colher) voltados para o
cliente, que, a seu gosto, faz a sua seleção de iguarias, segurando a colher
com a mão direita e o garfo com a esquerda e os retorna à travessa depois de se
servir.
Neste serviço cada garçom serve de 6 a 8 convidados.
Serviço á Inglesa
Foi introduzido no século XIX com o desenvolvimento da
hospitalidade comercial.
As guarnições vinham
servidas individualmente nos pratos e somente o prato principal era
passado entre os comensais.A carne era trinchada perto do anfitrião para, em
seguida, ser servida aos convidados.
O estilo evoluiu e o serviço subdividiu-se em dois.
Atualmente, o Serviço à Inglesa tem comercialmente dois tipos que são adotados
de acordo com os recursos disponíveis.
·
Serviço à Inglesa
Direto
O alimento é apresentado pelo garçom em travessas pelo lado
esquerdo do cliente.Esta apresentação tem o objetivo de expor o trabalho do
cozinheiro, assim como de confirmar o cardápio em restaurantes.
O garçom serve diretamente ao cliente, usando o “alicate”
(garfo e colher) procurando distribuir harmoniosamente as guarnições e o
alimento básico no centro do prato. As senhoras são servidas em primeiro lugar
e, em seguida , os cavalheiros. Quando há crianças à mesa, elas podem ter a
preferência do serviço para que fiquem acomodadas. A mise-en-place (arrumação
da mesa) do Serviço à Inglesa Direto é executada de acordo com o cardápio que
determinará tipos de pratos, copos e talheres.
Em almoços ou jantares protocolares o serviço segue a ordem
de precedência, sem distinção para as senhoras.
·
Serviço à Inglesa
Indireto ( au guéridon) :
Para este serviço, a mise-en-place pode se limitar
aos talheres, copos, guardanapos e sous-plats ( protetores de lugar).
A refeição é servida com o auxílio de um carrinho auxiliar
(guéridon). Exige-se habilidade e destreza do garçom, pois ali ele destrincha
as peças, porciona e flamba os pratos antes de servir.
O prato principal fica na mesinha auxiliar (guéridon) ao
lado da mesa do cliente, onde é montado o prato solicitado. Esse serviço exige
dois garçons: um prepara o prato e o outro o transporta.O prato é colocado pela
direita (todo prato montado é colocado pela direita) diante do comensal.
Serviço “sur assiette” (empratado)
Os alimentos são montados nos pratos, na cozinha, apresentados ao cliente e
servidos pela direita.
Este gênero é recomendado para Serviços à La Carte e
banquetes de portes grande e médio
(não protocolares).Os pratos têm diâmetro maior (28 cm) e
são decorados com esmero.
Serviço de buffet Americano:
Apesar de sua natureza informal, um jantar americano pode
ser tão elegante quanto um jantar formal. O serviço à Americana utiliza-se de
buffet e surgiu no século XIX.
Pode ser:
A – em pé: os
convidados ficam de pé ou em cadeiras avulsas e apóiam os copos em aparadores;
B – sentado: os
convidados acomodam-se em mesas com mise-en-place (montagem) completa.
É uma maneira prática de servir um número maior de
convidados.
Observa-se uma seqüência na arrumação do buffet, para
oferecer aos convidados mais conforto na hora de se servirem:
-
Guardanapos;
-
Pratos;
-
Travessas de comidas,
cada qual com os talheres necessários para servir;
-
Pãezinhos;
-
Talheres (a última
coisa que os convidados pegam antes de se sentarem para comer). Podem ser
colocados ao lado dos guardanapos ou ainda embrulhados;
-
Se for possível, deixe
espaço entre as travessas, para que os convidados apóiem o prato sobre a mesa
no momento em que estiverem se servindo;
-
Coloque os copos numa
extremidade da mesa, ou em mesinha auxiliar, se não couberem no buffet (o que é
mais indicado).
Serve-se a bebida à medida que os convidados forem se
sentando. Já acomodadas, as pessoas têm mais facilidade de segurar o prato e o
copo ao mesmo tempo. Uma forma de tornar o serviço mais rápido, quando o número
de convivas é grande, é preparar o buffet duplo, usando os dois lados da
mesa.Disponha duas linhas de guardanapos, pratos, talheres, travessas de forma
duplicada, o que facilitará o fluxo.
O cardápio deve ser prático: carnes picadas, frangos
desossados e cortados, pratos servidos em terrinas e mantidos quentes sobre o
réchaud.
Um bonito arranjo de frutas no centro da mesa dá um colorido
todo especial ao ambiente e substitui, em algumas ocasiões, a sobremesa.
Lembretes:
·
Buffet com mesinhas
(Serviço à Americana sentado) dá mais conforto aos convidados.
·
Se a ocasião for bem
informal e o número de pessoas muito grande, guardanapos de papel são
admissíveis (churrascos, feijoadas, etc).
·
Não use copos e pratos
de papel, exceto em festas infantis, churrascos e encontros informais.
·
Não se esqueça de
providenciar guardanapos suficientes para os convidados.
·
Providencie
saca-rolhas e abridores sobre a mesa.
·
Distribua por pontos
estratégicos pequenos recipientes onde possam ser colocados caroços de
azeitonas, papéis de petit-fours, etc.
·
Os alimentos devem ser
expostos em buffets, em recipientes que os mantenham aquecidos ou resfriados(réchauds),
conforme for o caso.
A ordem de exposição dos alimentos é sempre a mesma: os
frios em primeiro plano, os quentes em seguida e as sobremesas como fechamento
(na mesma linha de exposição ou em buffet separado).
Geralmente um cozinheiro ou maître ajuda na distribuição,
principalmente em casos de festas e banquetes. Essa distribuição deve ser
orientada para que as porções de alimento não sejam tão pequenas – que mais
pareçam degustação – ou tão grandes, sugerindo desperdícios. Essa orientação
depende da seqüência de iguarias com que os convidados já foram servidos.
O Serviço à Americana permite oferecer uma grande variedade
de alimentos, menus especiais regionais, internacionais, etc. Atende a
diferentes formas de exposição:
·
Buffet frio
·
Buffet frio e quente
·
Buffet de sobremesas
·
Buffet de saladas
·
Buffet para “brunch”
·
Buffet de café da
manhã
·
Buffet com “rotisserie”
·
Zakuski – buffet russo.
Modalidades:
O
serviço à Americana pode ser realizado dentro de três modalidades:
A – Coquetel Party
B – Coquetel Souper
C – Coquetel Buffet
A probabilidade de erro e crítica é menor onde reina o
informal. Mas, regras têm de existir, senão ficaríamos sem meios de nos
comunicar ou relacionar com os outros e o caos prevaleceria.
O Serviço à Americana, embora sugira informalidade, pode
ser adotado em ocasiões formais, para número maior de convidados; sendo a
formalidade definida pelo objetivo do evento, local, homenagem e seleção de
convidados.
No serviço à Americana os guardanapos e os pratos iniciam o
fluxo do serviço.O convidado segura o guardanapo sob o prato enquanto se serve
de iguarias.
Deve-se
disponibilizar lixeiras, estrategicamente colocadas no ambiente.
A
– Coquetel Party:
Realiza-se, em geral, das 19:00 às 22:00.
O serviço é volante, sem buffet ou pratos quentes e nele
constam drinques normais, canapés e salgadinhos.
A descontração e o movimento caracterizam o comportamento
dos convidados, que circulam pelo ambiente, segundo o ritual dos “4S”: surgir,
saudar, sorrir, sumir.
Para o Coquetel Party, não se pede confirmação de
presença.Geralmente comparecem dois terços dos convidados (se o coquetel for
preparado para 100 pessoas, deve-se convidar 150.)
Em alguns convites para coquetéis pode-se pedir o “regrets
only” (impossibilidade de comparecer) com o número de telefone ao lado. O
convite deve ser enviado com 2 a 3 semanas de antecedência.
Atualmente, em alguns convites já são mencionados os
horários de início e término.Se o horário de término for registrado, deve-se
dar uma tolerância de 45 minutos para se suspender todo o serviço. Essa
tolerância permite que os convidados encerrem seus contatos e seus drinks.
Se realizado durante a semana, após o expediente de
trabalho, ganha um nome: “happy hour”.
B
– Coquetel “Souper”:
Para o Coquetel Souper, o convite especifica apenas a hora
da chegada. Além dos drinques e salgadinhos, o coquetel termina com um ou mais
pratos quentes.
Este tipo de reunião revela a intenção do anfitrião em
estender por mais tempo o encontro com os amigos.
Sobremesas podem ser servidas e também café.
Os pratos quentes são dispostos em uma mesa / buffet
ornamentada com flores e velas altas em candelabros, onde estarão dispostos
louças, talheres e guardanapos de tecidos.
Podem ser servidos por um maître ou então os convidados se
servem livremente.
C
- Coquetel Buffet:
Pode ser planejado para convidados se servirem em pé ou
sentados, de acordo com a disponibilidade de:
·
Espaço
·
Mesas e cadeiras
·
Toalhas
·
Decoração
É um almoço ou jantar servido em buffet. É precedido por
canapés, salgadinhos, drinques e aperitivos que propiciam a interação social
antes da refeição.
Para mais de 18 convidados é recomendável que se tenha
garçons ou cozinheiros para servir.Os pratos quentes devem ser servidos em
“chafing dishes” (réchauds) ou então a reposição deve ser feita com mais
freqüência, para o alimento não esfriar.
Para jantares, o Coquetel Buffet é programado a partir das
21:00 horas e o buffet servido em torno das 23:00 horas.
Consta de uma combinação de pratos quentes e frios com uma
agradável variedade de saladas, carnes, aves, peixes e crustáceos. Pode-se
decidir por cardápios regionais ou internacionais.
Os pratos salgados são retirados depois de servidos e as
sobremesas são apresentadas (quando não
é montado o buffet de sobremesas separadamente).
O Coquetel Buffet termina com um café que pode ser
acompanhado de tabletes de chocolate de menta (que apura o sabor do café), petit
fours e licores digestivos.
Quando há recursos, a opção do Coquetel Buffet com mesinhas
é a melhor opção, pelo conforto que propicia aos convidados.
As mesinhas são preparadas com sous-plats,
guardanapos, talheres e copos. Em cada mesa, arranjo de flores naturais e velas
( somente á noite).
O cardápio impresso é uma informação interessante para que
o convidado saiba dosar a distribuição e a seqüência das iguarias oferecidas.
Serviço à Russa
O Serviço à Russa surgiu em meados do século XIX em
refeições formais. Em 1810 foi trazido a Paris por Alexandre Borisovitch
Kurakin, embaixador do Czar. Usado em pequenos banquetes de muita cerimônia,
tem a montagem dos pratos como ponto especial, com peças inteiras
ostensivamente decoradas. As iguarias não são expostas.Os pratos apresentados
com coreografia aos convivas para apreciação,
são, a seguir, trinchadas na presença de todos e arrumados com arte numa
nova montagem. Depois os convidados são servidos à Francesa. O grande astro do
serviço à russa é o “trancheur”.
A inconveniência desse serviço é que a coreografia da
apresentação e depois a montagem dos pratos demandam tempo e as preparações
chegam frias ao comensal. Este serviço presta-se às sobremesas, quando quer se
finalizar o banquete com coreografia que homenageia os convidados com músicas
de seu país, ou com as cores da sua bandeira, etc.
Por SISTEMAS compreendemos a organização do serviço
desenvolvido e a maneira como os alimentos são distribuídos.
São 04 os principais sistemas:
·
Le table d`hôte
·
Le service à part
·
Le banquet
·
Le service à la carte
TABLE D`HÔTE: refere-se ao serviço de refeições com algumas
opções de menu determinadas e com período de atendimento definido.
É um sistema adotado por alguns hotéis, restaurantes e
pensões, onde os hóspedes e clientes recebem a definição do menu já determinado
pela casa.
Algumas casas ampliam as ofertas com mais opções, inclusive
com a oferta de cardápios dietéticos.
Este sistema permite rapidez na preparação, pois a mise-en-place
da cozinha já está definida.
BANQUETE: para ocasiões ou pessoas especiais. Deve ser
excepcional e ter um motivo.
O banquete reúne um grupo homogêneo de pessoas. Neste
sistema, o mesmo menu é servido a todos os hospedes ou convidados ao mesmo
tempo. O banquete permite variações desde a abertura com aperitivo simples, até
a sofisticação de 05 serviços, com apresentações artísticas, etc.
A capacidade física e de pessoal do estabelecimento é que
determina o tipo de banquete e o número de convivas.
O banquete pode ser oferecido para atender a manifestações
de caráter estritamente privado ou
familiar, e especialmente a recepções de caráter oficial.
Distinguem-se 04 grupos de manifestações:
·
As de caráter
familiar: casamentos, batismos, formaturas, etc.;
·
As de caráter
profissional: celebrações de organizações públicas ou privadas, seminários,
congressos;
·
As de caráter social:
reunião de associados de clubes, de associações, manifestações públicas de
adesões, festas de épocas (Natal, Passagem de Ano, etc.);
·
As de caráter oficial:
homenagem a Chefes de Estado e personalidades do Mundo Oficial.
O banquete exige um planejamento e um contrato por escrito,
para não haver falhas:
-
data;
-
número de convidados;
-
nome e endereço do
contratante;
-
proposição do menu;
-
gênero do serviço;
-
plano de mesas;
-
check list com desejos
especiais do contratante;
-
preço por pessoa;
-
forma de pagamento.
Para
este sistema são adotados os seguintes gêneros de serviço:
-
Serviço à Francesa;
-
Serviço à Inglesa;
-
Serviço au guéridon
(para pequenos banquetes);
-
Serviço sur
Assiette;
-
Serviço à Americana
(para grandes banquetes).
SERVIÇO À LA CARTE: o cardápio consta de itens
variados, compondo:
-
entradas;
-
massas;
-
peixes e crustáceos;
-
aves;
-
carnes;
-
guarnições;
-
sobremesas.
Os clientes escolhem entre os pratos que figuram no
cardápio. O menu é composto pelo cliente, podendo ter ajuda e sugestão do
garçom ou maitre. Para este sistema são adotados os seguintes gêneros de
serviço:
-
Serviço au guéridon
(Inglesa Indireto);
-
Serviço sur
Assiette (Empratado);
-
Serviço à Inglesa
Direto.
ORGANIZAÇÃO FÍSICA DO RESTAURANTE:
LOCALIZAÇÃO, ESPAÇO, MOBILIÁRIO, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS, DECORAÇÃO.
Estrutura Física:
1-Características Gerais
É de extrema importância
durante a etapa de planejamento físico a participação de profissionais que
sejam experientes na administração e operacionalização das atividades de um
restaurante. Ao construir ou reformar as instalações da cozinha e áreas
adjacentes, o dimensionamento de áreas e a especificação de equipamentos devem
ser definidas com base nas necessidades de organização, fluxos dos processos e
técnicas específicas a serem empregadas em cada tipo de serviço prestado pelo
estabelecimento.
2- Recomendações
de adequação estrutural para as atividades de preparo e distribuição de
refeições
2.1 Projeto de
construção e planta (alvará para funcionamento localização e especificações
para edificação)
2.1.1
A construção de edifícios destinados a operar com alimentos é precedida de
aprovação de projetos de construção e das instalações, pelas autoridades
competentes.
2.1.2 As edificações do restaurante e áreas
circundantes devem ser projetadas de modo que possam ser mantidas livres de
odores estranhos, pó, fumaça e outros poluentes; devem ser de dimensões
suficientes para atender o objetivo visado, sem excesso de equipamento ou de
pessoal; de sólida construção e serem mantidas em boas condições de conservação; devem ser
construídas de tal modo que evitem a penetração e permanência de insetos,
pássaros ou outros animais daninhos e deverão permitir limpeza fácil e
adequada.
2.1.3 Os locais de recebimento e armazenamento de
matéria-prima e alimentos “in natura” devem ser separados dos locais destinados
à preparação de alimentos ou ao acondicionamento dos alimentos preparados, bem
como dos locais para o armazenamento de produtos não comestíveis (produtos de
limpeza e descartáveis).
2.1.4 As áreas de produção devem dispor de
abundante suprimento de água fria e adequado suprimento de água quente, onde
for necessária. A água deve ser potável ( ou tratada dentro do padrão fixado
pelo Decreto n° 79.367,de 09/03/77), cujo controle laboratorial deverá ter
freqüência máxima semestral. O gelo
destinado a entrar em contato com o alimento deve também ser fabricado com água
potável e deve ser manipulado, armazenado e usado de forma a se manter protegido contra
contaminação. A caixa d’água deverá ser limpa com freqüência semestral.
2.1.5
O sistema de canalização de eliminação de rejeitos (inclusive o sistema de
esgoto) deve ser adequadamente dimensionado, a fim de suportar a carga máxima
pré-estimada com encanamentos que não apresentem vazamentos e providos de
sifões e respiradouros apropriados, de modo que não haja possibilidade de
contaminação e poluição da água potável. Recomenda-se a construção de caixa de
inspeção fora das áreas de operação, com freqüência de limpeza proporcional aos
dejetos eliminados.
2.1.6
As áreas de produção devem ser bem iluminadas; as lâmpadas quando suspensas
sobre os locais onde se encontrem alimentos, em qualquer fase de preparação,
devem estar devidamente protegidas para evitar a contaminação dos alimentos no
caso de se quebrarem.
2.1.7
As áreas de produção devem ser bem ventiladas, especialmente as dos locais com
equipamentos que produzam calor excessivo ou vapor no ambiente, a fim de evitar
a condensação de vapor d’água e a proliferação de mofo nas partes altas e que
poderão cair sobre o alimento.
2.1.8
Devem dispor de dependências com vasos sanitários e mictórios em número
suficiente, sempre limpas, bem iluminadas e ventiladas, as portas providas de
molas, para serem mantidas fechadas. Não devem ter comunicação direta com o
local de manipulação de alimentos, devendo existir antecâmaras com aberturas
para o exterior, e dispor de lavatórios com advertência escrita para o usuário
lavar as mãos após o uso do sanitário. É recomendável ainda que haja vestiários
com armários individuais, além de chuveiros em número suficiente para o número
de funcionários do estabelecimento.
2.1.9 É obrigatória a existência de lavatórios
próximos aos locais de trabalho para que os profissionais possam lavar
constantemente as mãos com sabonete anti-séptico neutro e inodoro e secá-las
com papel toalha.
2.1.10 O piso deve ser de material resistente ao
impacto e à ação de substâncias corrosivas, impermeável, liso, antiderrapante e
de fácil limpeza. Deve dispor de ralos em número suficiente, devendo ser
sifonados para evitar o acesso de pragas.
2.1.11 As paredes devem ser lisas, de cores claras,
duráveis, impermeáveis, e resistentes a limpezas freqüentes. É recomendável que
sejam revestidas com azulejos até a altura mínima de 2 (dois) metros, devendo
estar livres de falhas, rachaduras, umidade, bolor e áreas descamadas.
2.1.12 As portas e janelas devem ter superfícies
lisas, não absorventes e de fácil limpeza. Devem ser providas de sistema de
proteção contra a entrada de insetos e roedores, como molas nas portas, cortina
de ar nas câmaras frigoríficas e telas nas janelas.
2.1.13 Os forros e tetos devem ser isentos de
vazamentos ou goteiras e o acabamento deve ser de material liso, impermeável,
lavável, em cor clara, em bom estado de conservação e limpeza, livres de trincas,
rachaduras, umidade, bolor e áreas descamadas.
2.1.14 O depósito de lixo deve ser localizado em
área afastada do fluxo de alimentos e de fácil acesso, para sua remoção. Deve
ser revestido de material lavável e é desejável que seja climatizado para o armazenamento
de lixo orgânico.
2.1.15 A área destinada ao armazenamento dos
botijões de gás deve obedecer às diretrizes da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT), que estabelece que a área deve ser exclusiva, garantindo a
segurança dos elementos de instalação através de estruturas que permitam a
perfeita ventilação do local.
2.2 Equipamentos
e utensílios –Especificações sanitárias
2.2.1
O material destinado a entrar em contato com o alimento deve apresentar
superfície apropriada, isenta de cavidades, fendas e farpas; o material precisa
ser não tóxico, não estando sujeito a
ser afetado pelos produtos alimentares; capaz de resistir ao repetido processo
normal de limpeza e não absorvente.
2.2.2 Os equipamentos fixos ou móveis e os
utensílios serão construídos e instalados de modo a prevenir risco à saúde e
permitir uma fácil e completa limpeza.
2.2.3
Os equipamentos e utensílios destinados ao uso de produtos não comestíveis ou
contaminantes devem ser facilmente identificados, não podendo ser usados em
operações com produtos comestíveis.
3. Ambiente:
Outro elemento importante é
o que diz respeito à decoração, aos móveis e utensílios de um restaurante. É
estranho imaginar um rodízio de pizzas estabelecido em um ambiente acarpetado,
com móveis de madeira nobre, porcelana, cristais e prataria.O cardápio a ser
oferecido deverá estar de acordo com as peculiaridades que caracterizam a casa,
e o preços compatíveis com o poder aquisitivo de seu público-alvo.
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