A
estrutura, organização e funcionamento das agências de viagens e turismo são
relativas à sua própria definição, à sua atuação no mercado de viagens, à
amplitude de serviços oferecidos e à visão empresarial dos diretores e
gerentes.
Por
definição, a estrutura, a organização e o funcionamento estão ligados às
funções básicas de organização, promoção, reservas e vendas de serviços de
transportes, alojamento, alimentação, visita a lugares e a eventos de
interesse, transporte local e visitas organizadas, além de facilitar o trâmite
de documentos como passaporte, vistos, seguros, vacinas etc. Nota-se a
importância da relação entre a agência com os efetivos prestadores de serviços
de transporte, alojamento e facilidades que perfazem a organização de uma
viagem.
Dependendo
da tipologia e da atuação da agência de viagens e turismo no mercado de viagens
em que está inserida, a empresa terá que definir adequadamente a sua estrutura,
tipo e matriz de serviços, conseqüente organização estrutural e funcionamento
integrado com os provedores de serviços turísticos.
Todas
são tarefas complexas que exigem dos profissionais de turismo – dos agentes de
viagens e demais agentes envolvidos – dedicação, responsabilidade e dinamismo,
e das empresas do trade turístico, sobretudo a adequação às novas tendências de
gestão empresarial para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Dentro
de um mercado competitivo e de clientes cada vez mais exigentes, em que os
clientes são considerados como fator de sobrevivência da empresa determinando
seu crescimento e permanência no mercado, satisfazê-lo implica oferecer
produtos e atendimento de qualidade.
Como
empreendimento do setor de serviços, uma agência de viagens e turismo precisa
eliminar riscos, dando segurança ao consumidor durante a negociação e no
usufruto do produto ou serviço turístico comprado, ensejando-se inclusive como
pós-venda, conforme a filosofia de agenciamento da empresa. Uma empresa
organizada que se dedica à realização de viagens e à venda de serviços isolados
ou complementares na forma de pacotes, com caráter de intermediária entre a
demanda e a oferta para fins turísticos, comerciais ou qualquer outra natureza
regularmente criadas para atender a este fim pressupõe, portanto, ser uma
empresa estruturada, organizada e funcional para os fins a que se destina: o
turismo e a satisfação do consumidor – o turista.
Função Tipológica |
Matriz de Serviços
|
Agência de Viagens e
Turismo Receptiva
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Receptivo (transfer in/out, hotéis, aeroportos e
rodoviárias);
Operações (grupos aéreos e terrestres, bloqueios e operações
de serviços receptivos);
Vendas (city tour, sightseeing, shows, jantares, passeios
de barco e ingressos para visitação em centros de lazer);
Rodoviário (contratação de
transportes rodoviários, ônibus, vans e mini-vans).
|
Agência de Viagens e
Turismo Detalhista
|
Vendas nacionais (venda de pacotes, excursões, bilhetes aéreos e
serviços complementares);
Vendas internacionais (venda de pacotes, excursões, bilhetes aéreos e
serviços complementares);
Contas correntes (atendimento exclusivo a clientes correntistas);
Grupos e operações (operação e cotização de pacotes e excursões
nacionais e internacionais);
Eventos (captação de eventos, meeting, atendimento a congressistas);
F Financeiro contábil (cobranças e
emissão de faturas).
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Agência de Viagens e
Turismo Escola
|
Pré-estágio e
ambientação profissional
(programas e cursos para o mercado profissional, treinamento em áreas
administrativas –gerenciais e programas de trainee).
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Agência de Viagens e
Turismo Consolidadoras
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Emissão nacional (atendimento e cotização de tarifas, reservas e
emissão);
Emissão internacional (atendimento e cotização de tarifas, reservas e
emissão);
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Agência de Viagens e
Turismo Maioristas
|
Todos os serviços
descritos acima e:
Operações nacionais (locação e contratação de transportes, chartes,
hotéis e serviços terrestres);
Operações
internacionais (locação e
contratação de transportes, chartes, hotéis e serviços terrestres);
|
Agência de Viagens e
Turismo Tours Operators
|
Operação de serviços
próprios com sub-contratação ou não de transportes e ou locações, (charters,
fretamentos e outros).
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Organização Estrutural / Funcionamento Integrado
com os provedores
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Agência de Viagens e
Turismo Receptiva
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Negociação e acordos
tarifários
Locação de veículos
Locação e fretamento
Transporte rodoviário
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Agência de Viagens e
Turismo Detalhista
|
R
Reservas / Bloqueios
Emissão de bilhetes
Vôos chartes
Fretamentos de vôos
Empresas aéreas
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Agência de Viagens e
Turismo Escola
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Acordos comerciais
Reservas e ingressos
Equipamentos de lazer
Destinos turísticos
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Agência de Viagens e
Turismo Consolidadoras
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Vendas e acordos
comerciais
City tour, by night, sightseeing
Serviços receptivos
Serviços complementares
|
Agência de Viagens e
Turismo Maioristas
|
Bloqueios, reservas e
acordos tarifários
Timeshare
Hotéis, resorts, Spas,
pousadas
Rede hoteleira
|
Agência de Viagens e
Turismo Tours Operators
|
Reservas / Bloqueios
Emissão de bilhetes
Vôos chartes
Fretamentos de vôos
Empresas aéreas
Acordos comerciais
Reservas e ingressos
Equipamentos de lazer
D
Destinos turísticos
|
Portes de Agências de Viagens
Conforme o tipo de clientela a ser atingida, uma agência
de viagens pode ser montada em uma loja de rua, galeria ou até mesmo em uma
sala em um prédio de escritórios.
Um exemplo de que a localização é importante para uma
empresa que vai trabalhar com business travel, o atendimento principal é feita
via fone, dispensando a necessidade de um aluguel, às vezes, caro em uma loja
de rua.
Agência de pequeno porte:
Possuem poucos funcionários
- 1 a 2 mensageiros (Office boy)
- 1 a 4 atendentes / agentes
- 1 sócio (operacionalizador e controle)
Total = aproximadamente 5
funcionários
Agência de médio porte
- 1 sócio + 1 a 2 atendentes do setor comercial
- 1 sócio + 7 ou 8 funcionários no administrativo
/ operação
- 1 segurança / 1 manobrista / 1 copeiro
Agência de grande porte
§
a partir de 15
funcionários
Independente
do porte da agência as funções assim são definidas:
Diretoria
- formada pelos donos, responsável pela condução dos negócios da empresa. Neste
nível podemos ter:
- Diretor Presidente
- Diretor Administrativo
- Diretor Financeiro
- Diretor Comercial
- Diretor de Operações
Gerência – É o elo de ligação
entre a diretoria e os demais funcionários da empresa. É o setor executor das
diretrizes traçadas pela diretoria. Neste nível podemos ter:
- Gerência Geral
- Gerência Administrativa
- Gerência Comercial
- Gerência Financeira
- Gerência de Vendas
- Gerência de Operações
Emissores (nacionais /
internacionais)
Atendentes – tem a função, como o
próprio nome diz de atendimento ao cliente, está ligada ao setor comercial da
empresa. Os setores podem se dividir em nacional ou internacional. Normalmente
as empresas estão trabalhando sem setores diferenciados, ou seja, o
profissional atende aos dois tipos de clientes.
Financeiro / contábil – é
responsável por compilar a documentação que deve ser entregue à contabilidade.
Encarrega-se também de emissão de cheques, faturas, relatórios de cias aéreas,
setor de pessoal.
Promotor – é quem se encarrega da
divulgação dos produtos operados pela empresa junto a outras agências de
turismo. É também quem visita os clientes de contas correntes, mantendo-os
sempre informados e assistidos quanto aos serviços oferecidos pela agência.
Operador
– é o encarregado de operar, programar os diversos pacotes que a empresa possa
oferecer. Esta função tende a sumir haja visto a necessidade de enxugamento do
quadro de funcionários das empresas. Assim sendo os gerentes estão acumulando
mais esta função, quais sejam, bloqueios de hotéis, locação de veículos,
bloqueios aéreos, etc.
Office-boy – é quem realiza quase
todo o serviço de rua da agência, serviço bancário, entrega de passagens e
vouchers, busca materiais nas operadoras e consolidadoras, etc.
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