segunda-feira, 22 de junho de 2015

Transporte Ferroviário

Em 1841 Thomas Cook vendeu 570 passagens para um percurso ferroviário entre cidades da Inglaterra. O turismo teve no trem o seu impulso inicial e até 1957 foi uma das molas mestras do turismo internacional. A partir desta data, o avião e o automóvel ganharam a preferência do turista. Apesar disto, o transporte ferroviário, em alguns países continua prestando um substancial apoio ao tráfego de turistas. Contudo, o trem, dentro de suas limitações, procura, competir com seus demais concorrentes afïm de assegurar-se do seu segmento da demanda. Para tanto, oferece tarifas e serviços especiais.
O trem foi grande impulsionador do turismo regional e internacional até 1957. A partir de 1960 houve um aumento significativo na escolha do transporte aéreo e rodoviário para pequenas e médias distâncias.
Na Europa, o transporte ferroviário continua até hoje, prestando substancial apoio ao tráfego de turistas.
A Europa e o Japão desenvolveram mais opções para o transporte ferroviário, viagens mais rápidas, mais agradáveis e mais confortáveis.
No mundo:
  • 1980: TGV - trem de grande velocidade 300 km/ h
  • 1990: TGV passam para 515 km / h
  • 1964: Japoneses projetaram o trem bala
  • 2000: Nova linha de trens movidas por magnetismo, condutor que flutuam sobre trilhos a 550 km / h..
Vantagens da utilização
  • Diminui o custo das viagens;
  • Manutenção mais econômica;
  • Reduz a poluiçãoecológico;
  • Reduz o tempo de deslocamentomédias e grandes distâncias;
  • Propicia a inserção social -turismo popular ou social;
  • Mais seguro.
Divisão do turismo ferroviário:
- Uso das ferrovias como transporte entre duas áreas de interesse turístico (origem - destino);
      - Uso das ferrovias como a própria atração turística. Esta se dá em função de quatro pontos:
               1 - Áreas que a linha atravessa (preservação ambiental ou interesse histórico)
      2 - Tecnologia avançada apresentada pelo modal;
      3 - Preservação histórica apresentada pelo modal;
      4 - Serviços oferecidos a bordo.

GLOSSÁRIO BÁSICO FERROVIÁRIO

BITOLA: Distância entre os dois trilhos sobre os quais correm as composições ferroviárias.
LITORINA: Carro ferroviário automotriz, isto é sem locomotiva para tracioná-lo.
TREM: Composição ferroviária composta de locomotiva, carros e vagões.
CARRO: Veículo que transporta passageiros e é popularmente denominado vagão; pode-se apresentar com especializações, como carro-restaurante ou carro-dormitório.
LOCOMOTIVA: Máquina que traciona a composição ferroviária.
VAGÃO: Veículo ferroviário sem tração própria, utilizado para o transporte de cargas.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO BRASILEIRO:

A partir da implantação da indústria automobilística no Brasil e a deterioração do transporte ferroviário, os ônibus e os automóveis foram tomando o lugar do trem no transporte de passageiros até substitui-lo completamente. Hoje no Brasil as ferrovias servem quase exclusivamente para transporte de cargas. O transporte de passageiros por ferrovia no turismo brasileiro limita-se a algumas viagens curtas entre localidades turísticas.
Todas as companhias ferroviárias brasileiras foram privatizadas, com exceção da Estrada de Ferro Campos do Jordão, pertencente à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.


COMPANHIAS

ESTADOS ONDE ATUAM

Companhia Ferroviária do Nordeste

Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas
Estrada de Ferro Campos do Jordão

São Paulo

Estrada de Ferro Carajás

Pará e Maranhão

Estrada de Ferro do Amapá

Amapá

Estrada de Ferro Norte - Sul

Pará e Maranhão

Estrada de Ferro Vitória - Minas

Espírito Santo e Minas Gerais

Estrada de Ferro Votorantim

São Paulo

Ferroban

São Paulo e Minas Gerais

Ferronorte

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Ferropar

Paraná

Ferrovia Centro-Atlântica

Sergipe, Brasília, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas gerais, Goiás e Distrito Federal

América Latina Logística

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Ferrovia Tereza Cristina

Santa Catarina

Ferrovia Novo Oeste

São Paulo e Mato Grosso do Sul

MRS Logística

Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo




EXEMPLOS DE USOS ESPECÍFICOS DAS FERROVIAS NO TURISMO


ESTRADA DE FERRO CORCOVADO: Linha regular com litorinas elétricas que sobem, com o auxílio de uma cremalheira, o morro do Corcovado em meio à Mata Atlântica e que ainda resiste na cidade do Rio de Janeiro.

ESTRADA DE FERRO CAMPOS DO JORDÃO: Partindo da cidade de Pindamonhangaba, as litorinas elétricas sobem a serra da Mantiqueira em um roteiro em que a beleza natural é uma constante.

CURITIBA-PARANAGUÁ: A exploração do trem de passageiros foi desvinculada América Latina Logística. As saídas ocorrem de terça a domingo, e a compra dos bilhetes deve ser feita com antecedência. O trem oferece serviço de bordo que inclui o almoço.

SERRA GAÚCHA: O roteiro cobre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Utilizando-se de históricas locomotivas a vapor, a linha oferece uma boa infra-estrutura, sendo bem recebida pela população local. Tem duas saídas semanais.

TIRADENTES - SÃO JOÃO DEL REY: Como o próprio nome diz faz o trajeto Tiradentes - São João Del Rey, funciona de sexta a domingo e nos feriados.

Ouro Preto / Mariana: Trem da Vale.

PRINCIPAIS TIPOS DE EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS


VAGÕES PLATAFORMA: Transporte de veículos, contêineres, máquinas, produtos siderúrgicos e outros volumes pesados;

VAGÕES FECHADOS DE DESCARGA LATERAL: Produtos ensacados e agregados de cereais;

VAGÕES GÔNDOLA ABERTOS: Transporte de carga geral e graneis sólidos passíveis de serem expostos ao mau tempo;

VAGÕES TREMONHA ABERTO E FECHADO: Transporte de graneis sólidos;

VAGÕES TREMONHA - TANQUE: Transporte de fertilizantes;

VAGÕES TANQUE: Transporte de graneis líquidos.


LUGAR NA MEMÓRIA NO TREM


SIMBOLOGIA FÍSICA
  • A estação;
  • A locomotiva;
  • A composição;
  • A rotunda;
  • Equipamentos (relógios, sinos).

SIMBOLOGIA HUMANA
  • O maquinista;
  • O chefe da estação;
  • O manobrador;
  • O guarda freios.

MEMÓRIA ORAL
  • O folclore ferroviário;
  • O trem na literatura;
  • O trem na música;
  • O trem nas artes plásticas;
  • O trem no artesanato.

A FERROVIA NOS CORAÇÕES E MENTES
  • O patrimônio construído;
  • O patrimônio humano;
  • Os atributos ecológicos;
  • Magia e lirismo.

TURISMO CULTURAL FERROVIÁRIO

É o planejamento de projetos e ou roteiros turísticos que têm como segmentação de mercado - o turismo cultural embens” relacionados ao trem, como estações ferroviárias / as composições / as locomotivas / as rotundas / os equipamentos (relógio / sinos)

É o planejamento de projetos e ou a elaboração de roteiros turísticos, segmentados em turismo cultural e que utilizam o trem como meio de transporte.


Neste caso os pontos de interesse cultural são locais relacionados a outros interesses culturais, que não o trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário