sexta-feira, 26 de junho de 2015

TEORIA COMPORTAMENTAL

TEORIA COMPORTAMENTAL


Representa uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. Ênfase nas pessoas.

Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas.

MOTIVAÇÃO HUMANA: Estudos de Maslow (Hierarquia das necessidades e de Herzberg (Teoria dos Dois Fatores).

Teoria dos Dois Fatores (Herzberg):

Fatores Higiênicos: se baseiam no contexto do cargo e em como o indivíduo se sente em relação à empresa. Ex: condições de trabalho, tipo de supervisão, política de salário e benefícios, normas e regulamentos internos etc.

Fatores Motivacionais: relacionados com o conteúdo do cargo. Ex: atividades desenvolvidas, reconhecimento, progresso profissional, realização.
Enriquecimento de Tarefas/Cargo para buscar uma contínua motivação no trabalho.






Estilos de Administração: Teoria X e Teoria Y.

Pressupostos da Teoria X
Pressupostos da Teoria Y
As pessoas são preguiçosas e indolentes.
As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.
As pessoas são esforçadas e gosta m de ter o que fazer.
O trabalho é uma atividade natural.
As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas.
As pessoas são criativas e competentes.

A organização deve ser vista como um sistema social cooperativo.

Sistemas de Administração (Likert):

1.   Autoritário Coercitivo: autocrático, arbitrário, fechado.
2.   Autoritário Benevolente: um pouco menos rígido que o primeiro.
3.   Consultivo: representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional apresentada pelos anteriores.
4.   Participativo: sistema administrativo democrático.

Processo Decisorial


Para a Teoria Comportamental todas as pessoas dentro de uma organização estão continuamente tomando decisões, ou seja, a organização é um complexo sistema de decisões.

Decisão é o processo de análise e escolha, entre várias alternativas, do curso de ação que se irá seguir, tendo em vista a racionalidade (escolha dos meios mais adequados para o alcance de determinados fins, visando os melhores resultados).

Etapas do Processo Decisório ou Decisorial:
-        percepção da situação que envolve algum problema;
-        análise e definição do problema;
-        definição dos objetivos;
-        procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;
-        escolha da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos;
-        avaliação e comparação entre as alternativas;

-        implementação da alternativa escolhida.

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