segunda-feira, 22 de junho de 2015

SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA AGÊNCIA DE VIAGENS

HOSPEDAGEM
Os agentes de viagens costumam possuir "tarifa acordo", ou seja, uma negociação com redes hoteleiras que propicia uma tarifa bem mais barata em relação à que o hóspede obteria reservando diretamente no hotel (a chamada "tarifa balcão"). Para as empresas, aindaoutra vantagem ao consultar o agente de viagens:
•    Reservas nacionais: as diárias e extras podem ser faturadas com prazo médio de dez dias após a saída do hóspede. Dependendo da situação, o pagamento será à vista e direto ao hotel.
•    Reservas internacionais: o pagamento é feito com a apresentação de voucher ou cartão de crédito. As despesas não são faturadas.
Muito importante: Quando houver a necessidade de cancelar uma reserva de hotel, é preciso avisar à agência ou diretamente ao hotel, com 24 horas de antecedência. Esse é o prazo médio solicitado pêlos hotéis para não haver a cobrança de taxas e ou multas (no-show).
Em vôos internacionais, é prudente que o passageiro reserve o hotel, pelo menos para a primeira noite, para que não seja surpreendido por algum evento local que o impossibilite de se hospedar na cidade-destino. Isso ocorre muito, principalmente nas capitais estrangeiras, onde o fluxo de feiras, congressos e eventos, em geral, são muito grandes e costuma lotar os hotéis.
As reservas de hotéis podem ser feitas de várias formas, quais sejam:
  • Direto nos hotéis
  • Junto a centrais de reservas
  • Através de escritórios de representação de hotéis
  • Nos GDS
  • Nos sites dos hotéis
As informações que deverão ser colhidas dos passageiros são:
  • Nome dos pax's ou do pax responsável pela reserva
  • Número e tipos de apto: que podem variar conforme o n° de pax's
  • Regime de hospedagem: com café da manhã, meia pensão ou pensão completa
  • Período de hospedagem
  • Forma de pagamento
A escolha do hotel
Para escolher um hotel adequado às necessidades dos clientes, não basta ver os preços. O ideal é certificar-se a respeito da localização, para que a economia da diária não seja perdida no transporte do aeroporto ao hotel.

Também é bom verificar, por meio de sites ou folheteria, a estrutura e os serviços oferecidos pelo hotel.
Ê prudente lembrar que os hotéis no Brasil costumam oferecer serviços e estrutura que muitas vezes vão além da sua classificação ou das estrelas concedidas pela Embratur. Um hotel três estrelas na Europa, por exemplo, equivale a um hotel de duas estrelas aqui no Brasil. Com uma diferença a mais, a tarifa deles é muito superior à nossa.
Nas viagens de negócios, ofereça um hotel ou flat próximo ao local em que irá fazer sua reunião ou evento. Isso facilita a locomoção e, muitas vezes, economiza tempo e dinheiro.
Overbooking no hotel - Eventualmente, pode ocorrer do hotel vender mais apartamentos do que
realmente possui disponível em determinado período, ou seja, ocorreu um
overbooking.
Nestes casos o hóspede ao efetuar seu check-in será informado sobre o overbooking. O hotel terá que acomodá-lo em outro hotel da mesma categoria ou superior ao que consta em seu voucher, arcando com as despesas da locomoção do hóspede.                     

É importante verificar se no voucher está escrito o hotel, se está correta a data de entrada e saída, o tipo de apartamento escolhido e o valor pago. Somente com a descrição correta destas informações no voucher é que o hóspede poderá reclamar seus direitos.

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

No Brasil as locações de veículos ainda são feitas em pouca quantidade em função do alto custo das diárias, mas o percentual de carros alugados vem crescendo significativamente.
As locações são feitas por grupos de carros, que vão dos econômicos até os importados. A locadora sempre se reserva o direito de quando não puder entregar o carro confirmado ao passageiro lhe entregar um carro da categoria superior, que deverá sempre ser entregue de tanque cheio, pois é o estado em que lhe é entregue, cheio.
As locações podem ser feitas por períodos variados: diária, semanal e mensal, mas o principal ao se alugar um carro é saber se a locação é em sistema de Km free (sem contar quilometragem) ou contando com um valor especifico por Km rodado.
Prazo para reserva pode ser até algumas horas de antecedência devido à disponibilidade nos GDS.

Tipologia das reservas - identificando os tipos de carros:
E — carro econômico            C — carro compacto               l - carro intermediário
L - carro luxo                           M - mini van  
O número de portas é inseridos na base tarifária 2 / 4 portas.
Acessórios:    •    Ar condicionado     •    Rádio toca fitas      •    Air bag
Câmbio -     A – automático         M -manual
Em viagens a lazer, é muito interessante oferecer a locação de um veículo quando o turista possui a documentação adequada e se dispõe a se guiar por mapas e roteiros, superando os imprevistos de errar o caminho, furar o pneu, etc.
Para empresas, a locação de um veículo é a solução ideal para facilitar o dia-a-dia em diversas situações: reuniões, promoções, substituição de veículos possibilitados de trafegar. A empresa passa a contar com um carro 24 horas, boas alternativas de negociação, pelo tempo que precisar, com cobertura de risco total e reposição do carro em qualquer eventualidade. As locadoras estabelecem condições sob medida para cada empresa, em aluguel diário,
semanal ou mensal.                            
Nas viagens nacionais ou internacionais, as locadoras dispõem de sistemas de entrega do veículo no aeroporto da cidade-destino. Em alguns casos, é possível devolver o veículo em outra cidade.
•    Reservas nacionais:as diárias podem ser faturadas com prazo médio de dez dias após a entrega do carro. Dependendo da situação, o pagamento será à vista e direto para a locadora.
•    Reservas internacionais: o pagamento é feito com a apresentação de voucher ou cartão de crédito. As despesas não são faturadas.
Carteira de habilitação - Este documento é obrigatório para passageiros que desejam locar veículos no exterior ou no Brasil. Para locações nacionais, a idade mínima é de 21 anos, com no mínimo dois anos de carteira e, para locações internacionais, a idade mínima é de 24 anos.

LEASING

Regime que consiste em disponibilizar um equipamento ou um bem de consumo duradouro, efetuado por uma entidade financeira, a um cliente, que não se encontra em condições de proceder a sua aquisição imediata, mas se propõe liquidar regularmente um pagamento que serve simultaneamente de prêmio de utilização e amortização (caso decida a adquiri-lo em data posterior).
Refere-se a uma modalidade de locação especialmente liberada para o turismo.
Prazo mínimo de antecedência para efetuar o processo - 40 dias Prazo mínimo com cobrança de taxa - 20 dias
Muito utilizado na Europa, onde o pax faz a opção por esta modalidade de reserva, permitindo ao mesmo tempo a utilização de um carro Zero Km.
Pode ser adquirido por: 17 / 23/ 30 dias. Caso o pax precise de mais tempo, costuma-se fazer o cálculo com referência ao número de meses utilizados.
Pré-requisitos: reserva leasing:
•    Maior de 25 anos
•    Mínimo de 2 anos de habilitação
•    Possuir cartão de crédito
•    É necessário portar carteira de habilitação internacional.

SEGURO VIAGEM

Quando viajamos a negócio ou a lazer, estamos constantemente expostos a riscos diferentes em nosso dia-a-dia, pois viajar implica uma série de mudanças de hábitos, fuso horário, alimentação, legislação, clima e outros aspectos. Por isso, o ideal é fazer um seguro viagem, principalmente nas viagens internacionais, para que o passageiro possa ter coberturas: assistência médica, assistência hospitalar, assistência odontológica, assistência farmacêutica, assistência jurídica, assistência financeira, de extravio de bagagem, dentre outras.

GUIAS E MANUAIS TURÍSTICOS
Existem, no mercado, guias e manuais segmentados, com informações sobre hotéis nacionais e internacionais e horários de vôos, entre outras informações.

sempre o risco dessas informações estarem desatualizadas devido às constantes mudanças na economia e na política dos fornecedores, bem como acontecimentos inéditos e, às vezes, até catastróficos, como foram os atentados terroristas aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, que provocaram drásticas mudanças em todo o setor turístico. Por isso, é sempre bom confirmar as informações num site específico ou diretamente com os fornecedores.
Os principais guias e manuais utilizados são:
  • Guia Panrotas: traz informações como horários e rotas de vôos nacionais e internacionais partindo do Brasil, endereços consulares no Brasil, telefones de companhias aéreas, tarifas aéreas e suas restrições, fuso horário, etc. (www.panrotas.corn.br)
  • Time Table: cada companhia aérea tem o seu time table, um guia com informações da companhia tendo, inclusive, mapas de assento das aeronaves. Consulte o site das companhias aéreas.
  • Diretório de hotéis: contém informações gerais de hotéis de uma determinada rede hoteleira. É possível conseguir por meio dos sites destas redes. As principais são:

  • Hotel  Travel  Index:   Publicação  Norte Americana  que contém  uma síntese dos hotéis do mundo inteiro; informações das cidades; mapas; indicação de tarifas, etc. A aquisição deste manual se faz através de assinatura anual, sendo que são entregues 04 volumes  correspondentes às estações do ano.
  • Guia 4 Rodas: contém informações gerais da maioria dos hotéis no Brasil e é vendido em bancas de jornais.
  • Revistas especializadas em viagens: disponíveis nas bancas de jornais.
  • Guia Estradas: contém um mapa do Brasil, com roteiros de estradas, em formato prático para quem vai viajar de carro. Também disponível nas bancas de jornais.


FORFAIT

O forfait nada mais é do que a montagem de um pacote específico para um grupo ou um indivíduo. Esta modalidade de excursão ou pacote vai dar mais liberdade ao pax, mas vai ocasionar um custo mais alto do serviço. Os pontos fortes desta modalidade de viagem ficam por conta da liberdade de escolha de todos os itens que irão compor o passeio, desde o meio de transporte até os serviços.
Visto que o transporte é um dos vilões do turismo, aqui também não vai ser diferente, em função dos fretamentos, modalidades de excursão que veio para ficar, os pacotes ficaram extremamente baratos em função da alta temporada e datas especiais e feriados.

O forfait é a conjunção dos seguintes serviços realizados por uma agência de turismo:
§      Transporte até o destino
§      Transporte no(s) local(is) de passeio(s)
§      Hospedagem
§      Serviços: traslados, reserva de ingressos para shows, jogos, etc.
§      Seguro viagem

MONTAGEM DE PACOTES RODOVIÁRIOS

Quando da montagem de pacotes rodoviários vários fatores devem ser levados em conta. A começar do número de passageiros que o ônibus comporta, a hospedagem, etc.
Deve-se observar que cada grupo pode ter uma conformidade diferente ajustando-se a roteiros diferentes e específicos, isto vai fazer com que elementos que compõem o preço de uma excursão variem de uma para outra.
Elementos que devem entrar na planilha de montagem de um grupo rodoviário:
•    Transporte
•    Hospedagem
•    Alimentação
•    Ingressos
•   Guia
•    Serviço de bordo
•    Despesas do motorista
•    Outros
•    Publicidade
Normalmente em cima do custo principal, calculado por pax, deve ser colocada a margem de lucro da empresa, que pode variar de 20 a 25% conforme o pacote, que poderá ser comercializado por outras agências ou não.
Para que um pacote rodoviário não prejuízo a seu organizador, deve-se calcular o número mínimo de pax's com os quais a excursão poderá ser operada. Via de regra o número calculado é de 25 pax's, sendo que várias operadoras trabalham com um número próximo de 18 pax's.



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